Gerência Técnica de Registro de Câncer – Apresentação

Logo câncer

Registro de Câncer de Base Populacional

O Registro de Câncer de Base Populacional – RCBP, abrange a cidade de Campo Grande, foi implantado no ano 2000 e o levantamento dos dados foi iniciado em 2002. Está localizado na Secretaria de Estado de saúde/Superintendência de Vigilância em Saúde/Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.
Os objetivos de um registro de câncer são coletar, analisar e classificar informações de todos os casos novos de câncer, a fim de produzir estatísticas confiáveis dessas ocorrências em uma população definida, estudar as tendências ao longo do tempo, para fazer avaliações de sobrevida, como também, para estudos epidemiológicos e utilização em aulas e palestras.
Utiliza informações dos Registros Hospitalares de Câncer - RHCs, informações dos prontuários médicos, serviços de assistência à saúde que possam conter informações sobre os pacientes com câncer, além do Sistema de Informação de Mortalidade. Reunindo informações sobre todos os pacientes com diagnóstico de câncer atendidos em instituições que prestam atendimento aos pacientes com neoplasia maligna, proporcionando informações estatísticas e analíticas, identificando quais são os tipos de diagnóstico de câncer mais freqüentes na população atendida.
Esses dados servem para estimar a incidência e distribuição geográfica dos casos de câncer em Campo Grande. Temos consolidados 06 bancos de dados da incidência de câncer de Campo Grande (2000-2003 e 2008-2009) e consolidaremos o ano 2010, em outubro/2016.
Registro Hospitalar de Câncer

Os Registros Hospitalares de Câncer - RHCs, são fontes sistemáticas de informações, instalados em hospitais gerais ou especializados em oncologia, com objetivo de coletar dados referentes ao diagnóstico, tratamento e evolução dos casos de neoplasia maligna atendidos nessas instituições, sejam públicas, privadas, filantrópicas ou universitárias.
Sua principal função é clínica, sendo valioso recurso para acompanhar e avaliar a qualidade do trabalho realizado nesses hospitais, inclusive os resultados finais alcançados no tratamento do câncer, com um importante papel a cumprir, no monitoramento e avaliação dos cuidados prestados aos pacientes com câncer, ajudando, a equipe de saúde no acompanhamento de seus casos e oferecendo-lhes dados estatísticos, sobretudo o resultado dos tratamentos aplicados.
Os RHCs, estão implantados em 4 (quatro) instituições no município de Campo Grande: Sociedade Beneficente “Santa Casa” (UNACON c/ serviço de Hematologia; Hospital Regional “Rosa Pedrossian” (UNACON c/ serviço de Oncologia Pediátrica), Hospital do Câncer “Dr. Alfredo Abrão (UNACON c/ serviço de radioterapia) e Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (UNACON c/ serviço de radioterapia).
Estão implantados também em três municípios do estado: Corumbá “Sociedade Beneficente de Corumbá” (UNACON), “Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King” (UNACON c/ serviço de radioterapia) e Três Lagoas “Hospital Nossa Sra. Auxiliadora” (UNACON).

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.