Notificação Nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Na quinta feira (23.02) a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária (CVISA), participou da Videoconferência, promovida pela ANVISA, que tratou a respeito dos critérios diagnósticos e das notificações de infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS).
Os hospitais com leitos de terapia intensiva e os que realizam parto cesárea deverão obrigatoriamente notificar as infecções via formulário eletrônico no Portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
As notificações e os indicadores de infecção serão monitorados e avaliados pela equipe de Fiscais da CVISA.
A partir de 2017, além das infecções já monitoradas em 2016, serão incluídas as infecções cirúrgicas de artroplastia de joelho primária, artroplastia total de quadril primária e cirurgias com implante de mamas.
Orientações sobre notificações poderão ser obtidas em através da Nota Técnica ANVISA nº 01/2017 link: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-gvims-ggtes-n-01-2017
Orientações sobre os critérios nacionais de diagnóstico das infecções relacionadas a assistência a saúde através da Nota Técnica ANVISA nº 02/2017 link: http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-gvims-ggtes-n-02-2017
Fonte: Gerência Técnica de Serviços de Saúde e Gerência de Fiscalização CVISA/SES/MS.