Gerência Técnica de Tuberculose e Hanseníase – Apresentação

O Programa Estadual objetiva apoiar, orientar, capacitar e fornecer subsídios para que os profissionais de saúde que atuem no controle da tuberculose e da hanseníase desenvolvam atividades de planejamento, monitoramento, vigilância,  prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes de forma padronizada buscando redução da carga da doença até o controle e eliminação da hanseníase e tuberculose.

A tuberculose, conforme dados do Ministério da Saúde, é uma doença de grande relevância pública, pois anualmente  morrem 4,5 mil pessoas por tuberculose no Brasil,é uma das principais causa  de morte por doenças infecciosas principalmente em pacientes vivendo com AIDS.

A hanseníase é uma doença transmissível infecciosa crônica, que apesar de não levar a óbito, tem um grande potencial incapacitante. O Coeficiente de detecção geral de casos novos de hanseníase no estado em  2014 foi de 40,58  sendo  o sexto estado brasileiro com os índices mais altos da doença.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.