GIS – Apresentação

 

A Gerência de Informações em Saúde – GIS é responsável em coletar, analisar, armazenar e divulgar dados estatísticos dos Sistemas de Informação (SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade, SINASC – Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos e SINAN – Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação).

                Efetua a notificação imediata à CESP dos óbitos das doenças de notificação compulsória; informa todo e qualquer evento de saúde pública, inesperado ou incomum notificado no sistema de informação que possa constituir emergência de saúde pública; avalia a regularidade, completude, consistência e integridade dos dados, efetuando os procedimentos definidos como de responsabilidade da Unidade Federada, para a manutenção da qualidade da base de dados dos sistemas de informação.

                Realiza e divulga análises epidemiológicas e operacionais, retroalimenta as informações para os integrantes dos sistemas e envia os dados ao Ministério da Saúde regularmente, observando os prazos da portaria em vigor.

                Nesse contexto, compete a essa gerência: elaborar instrumentos para coleta, processamento e divulgação de estatísticas vitais; gerenciar as ações técnicas referentes aos sistemas de informação SIM, SINASC e SINAN nas esferas estadual e municipais; elaborar e divulgar relatórios e documentos técnicos dentro da sua área de competência; elaborar relatórios quadrimestrais e anuais, gerenciais e operacionais referentes às atividades desenvolvidas, com análise qualiquantitativa e proposições equacionadoras às metas não alcançadas; prestar apoio técnico aos municípios para utilização e operacionalização dos Sistemas de Informação SIM, SINASC e SINAN; estabelecer fluxos e prazos para o envio de dados pelo nível municipal, respeitando os fluxos e prazos estabelecidos pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; distribuir as versões atualizadas dos Sistemas de Informação e seus instrumentos de coleta de dados para os municípios e exercer outras atividades que lhe forem atribuídas em sua área de competência.

A GIS encontra-se inserida no organograma da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, na Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública – CESP.

                Municípios Codificadores: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas.

 

 

 

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.