Protocolos e Fichas – CEREST

O que são doença e agravos relacionados ao trabalho?

Doenças e agravos relacionados ao trabalho são danos que surgem ou são exacerbadas na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras causadas pelas condições e atividades de trabalho. Esses problemas de saúde que resultam diretamente de exposições ocupacionais, como doenças respiratórias, dermatológicas, ergonômicas, físicas, químicas e transtornos mentais.

 

Por que notificar?

A notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é fundamental para o monitoramento e controle de saúde pública. Através do SINAN, é possível registrar e acompanhar a incidência desses agravos, identificar padrões e tendências epidemiológicas, e implementar políticas e ações preventivas adequadas.

 

Por que há subnotificação nas doenças e agravos relacionados ao trabalho?

A subnotificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho pode ocorrer por diversos fatores, como a falta de conhecimento dos trabalhadores sobre a importância da notificação, além disso, o medo de represálias ou de estigmatização, que pode levar os trabalhadores a não relatar suas condições de saúde. A legislação, apesar de estabelecer normas claras e exigir a notificação, enfrenta desafios em sua implementação e cumprimento devido a esses fatores, refletindo a necessidade de maior educação e suporte tanto para os trabalhadores quanto para os profissionais de saúde de todos os níveis de atenção.

 

Como você, cidadão, pode colaborar?

O dever de notificar as doenças e agravos relacionados ao trabalho é do serviço de saúde. Contudo, você pode ajudar informando aos serviços de saúde no ato de acidente de trabalho ou suspeita de doença e relacionada ao trabalho; incentivando companheiros de trabalho a procurarem atendimento de saúde quando sofrerem acidente de trabalho ou quando forem acometidos no exercício de suas atividades, sejam elas formais ou informais. Com a sua participação, você estará exercendo cidadania e reivindicando seus direitos, além de contribuir e intervir para transformar a realidade de seu ambiente de trabalho e os fatores que interferem no processo de saúde.

 

 

Protocolos

 

 

Fichas